Biodiversidade e Sustentabilidade


O evento visa envolver toda a população de Angra dos Reis (RJ) com as questões sócio-ambientas. As instituições de ensino pública e privada, bem como toda comunidade, terão ativa participação nesta iniciativa.

O ano de 2010 foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2006 como o Ano Internacional da Biodiversidade. Biodiversidade pode ser definida como a "variabilidade entre os organismos vivos de todas as origens, incluindo os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte; compreende a diversidade dentro de cada espécie, entre as espécies e dos ecossistemas".

De acordo com levantamentos da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CBD), órgão da ONU que trata do problema, a taxa de perda de espécies chega a cem vezes à da extinção natural e vem crescendo exponencialmente. Além disso, especialistas estimam que 60% dos ecossistemas do planeta não são mais capazes de prover os serviços ecológicos dos quais o homem depende, tais como produção de alimentos, água potável e controle do clima.

O Brasil, que é o primeiro país do mundo em biodiversidade, tem o compromisso de proteger em unidades de conservação (UCs) 30% da Amazônia e 10% de cada um dos outros biomas – Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Pampas. Além de ser importante para a regulação climática, a biodiversidade terá um papel fundamental para a adaptação dos seres humanos às mudanças climáticas que já são inevitáveis.

Visando evidenciar a importância da biodiverside para manutenção da qualidade de vida de nosso planeta, a Prefeitura Municipal de Angra dos Reis (RJ), através da Secretaria de Meio Ambiente juntamente com a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Angra, realizará a Semana do Meio Ambiente com o tema "Biodiversidade e Sustentabilidade", entre os dias 07 a 10 de junho, no Centro de Estudos Ambientais – CEA, localizado na
Avenida Jair Carneiro Toscano de Brito, S/Nº – Praia da Chácara.

Segundo o Subsecretário de Meio Ambiente Fernando César Pereira, - "o foco principal do evento é sensibilizar a todos sobre a importância da biodiversidade para a manutenção da qualidade de vida de nosso planeta, lembrando que a preservação da biodiversidade não é só de responsabilidade dos governos, é muito importante a participação das organizações e comunidades locais, para que haja uma maior sensibilização para o problema".

Entre as atividades que acontecerão no local, estão as oficinas, sessões de cinema, apresentações de peças de teatro, saídas de campo, exposições relacionadas ao tema do evento, palestras e mesa redonda.

Por sua vez, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Angra dos Reis, declara que : - “os recursos naturais são finitos. O uso irracional feito pelos seres humanos está provocando um enorme desequilibrio em toda cadeia produtiva dos seres vivos que habitam o planeta terra. Precisamos urgentemente mudar este modelo de desenvolvimento predatório e excludente, por práticas e ações sustentáveis que promovam a vida e garantam a longevidade do planeta.”.

A sobrevivência das espécies é uma forma de manter e garantir a qualidade de vida para as próximas gerações. O direito dos animais será enaltecido através da distribuição da Cartilha Educativa do Dia Nacional de Adotar um Animal ( 4 de outubro), promovida pela Fundação Animal Livre. Os animais terão espaço neste importante evento ambientalista, provando que eles necessitam ser cada vez mais respeitados e valorizados pela sociedade.

A Semana de Meio Ambiente é uma realização da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Angra dos Reis. O evento estará aberto ao público das 08h30 às 22h00 durante os dias 08, 09 e 10/06/2010 .

APOIO:

- Museu Nacional/UFRJ

- ProjetoCostão

- Transpetro

- Instituto Vital Brasil

- Eletronuclear

- CEADS/UERJ

- Secretaria Estudual do Ambiente/RJ - SEA

- Jardim Botânico

- Instituto de Biodiversidade Marinha

- APA de TAMOIOS

- Instituto Estadual do Ambiente – INEA

- Parque Nacional da Serra da Bocaina

- Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro – AGENERSA

- Revista Ecotour ( www.revistaecotour.com.br)

- Portal Animalivre ( www.animalivre.com.br)


Repercutiu :

Portal Terra:

http://pingado.terra.com.br/noticias/36134/meio-ambiente/feira-do-meio-ambiente-promove-consciencia-ambiental-e-social.html


Ambiente Brasil:

http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2010/06/07/55676-angra-dos-reis-realiza-feira-de-meio-ambiente-com-o-tema-biodiversidade-e-sutentabilidade.html


Comunique-se

http://www.comunique-se.com.br/conteudo/materia_prima/ver_materia_prima.asp?menu=MP&id_tipo=3&id_post=162821&caller=/home.asp

Capital Gaucha:

http://www.capitalgaucha.com.br/colunistas/vininha/angra.htm

Pet Rede Jovem Pan:

http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/colunistas/animal-livre/novamente-os-animais-conquistam-espao-em-feira-de-meio-ambiente/

Comentários